Confira o artigo da especialista em Turismo de Natureza, Dartilene de Souza e Silva. Leia com atenção as dicas para que sua atividade na natureza seja segura e traga recordações incríveis!

O turismo de natureza compreende diversas atividades praticadas ao ar livre como caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta, arvorismo, entre outras. Também é chamado de ecoturismo ou turismo de aventura, pois oferece atividades de aventura que “promovem experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos, que proporcionam sensação de liberdade, prazer, superação” (MTur, 2005). Estar em contato com a natureza sentindo o vento no rosto, maravilhando-se com a paisagem e superando os próprios limites são recompensas que essas atividades proporcionam.

Turismo de Natureza - Itupava
Conte sempre com um guia local para as caminhadas. Foto: Jochen Schappel

O Brasil possui natureza privilegiada contendo praias paradisíacas, formações montanhosas singulares, canyons extraordinários, cachoeiras espetaculares e cinco biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) com características exclusivas de fauna e flora. O Paraná também possui uma variedade paisagística sensacional com praias, baías e ilhas, além do segundo planalto com o Canyon Guartelá, da Serra do Mar e das Cataratas do Iguaçu, que provocam emoção a quem visita.

A emoção, aliás, acompanha os adeptos do turismo de natureza, mas para ser uma experiência prazerosa, a empresa responsável pela operação das atividades deve conhecer os riscos envolvidos e tomar todas as providências para garantir a segurança dos clientes durante o passeio.

Por outro lado, o cliente também deve se manter atento a respeito do atendimento desse prestador de serviço e por isso, indicamos algumas recomendações para que observe antes de se aventurar.

Confira as dicas na hora de fazer turismo de natureza:

  • Peça referências, confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada, se tem alvará de funcionamento e tem CADASTUR.
  • Solicite informações prévias sobre a atividade que pretende realizar e avalie se assume os riscos para prosseguir ou não com a reserva.
  • Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza.
  • Pergunte se a empresa conhece e aplica as normas técnicas para a atividade que oferece, ou se ela tem um Sistema de Gestão da Segurança implementado, conforme a norma.
  • Os equipamentos devem estar em boas condições de uso. Aqueles amassados, desfiados, folgados, muito surrados indicam sinal de mau uso.
  • Use sempre capacete apropriado quando tirar os pés do chão e colete salva-vidas sempre que entrar na água.
  • Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta.
  • Confira o estado do estojo de primeiros socorros que a empresa está levando e tenha na sua mochila seus remédios específicos.
  • Seja responsável, conheça e respeite seus limites
  • Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido. A melhor pessoa para cuidar de você é você mesmo! (Fonte: os 10 Mandamentos do Turista de Aventura Consciente, Programa Aventura Segura – ABETA)

Praticar Turismo de Natureza requer vontade, consciência e, acima de tudo, responsabilidade. E é obrigação da empresa garantir a segurança dos clientes e a preservação da vida. Dessa forma, a emoção estará garantida.

Sobre a autora:

Dartilene de Souza e Silva – Graduada e Mestre em Turismo (UFPR); Especialista em Gestão de Pessoas e em Planejamento e Gestão de Negócios. Atuou de 1997 a 2006 na Ixion Geo Agência de Viagens e Turismo (Rafting) e desde 2006 vem se especializando em Normalização no Turismo, sendo membro das comissões técnicas da ABNT para as normas do Turismo (CB54) – sustentabilidade e aventura, atuando como instrutora e consultora para orientação e/ou implantação da norma ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos.

 

 

 

 

 

Leia também: Turismo de Aventura: opções para fazer em Curitiba e Região

Baixe nosso guia sobre Curitiba – é gratuito:

turismo de natureza - guia Curitiba
Baixe agora – é grátis!
Open chat