Uma das coisas que mais ouvimos dos turistas por aqui é: “Curitiba é muito verde!” E sim, é verdade!  Temos mais de 60m2 de área verde por habitante! Curitiba tem muitos parques, bosques e áreas naturais protegidas!

Para que você saiba como são os principais parques e quais valem a pena visitar, listamos 9 deles aqui, além de outras dicas para você aproveitar o que tem para fazer em Curitiba da melhor maneira possível – do seu jeito!

Antes de tudo, veja o que você vai encontrar nesse artigo:

  • Por que Curitiba tem tantos parques?
  • Uma listinha com os 9 principais parques de Curitiba
  • Vídeos e fotos dos lugares mostrados
  • Passeios em Curitiba para conhecer os parques da cidade
  • Nosso guia gratuito sobre 10 coisas para fazer em Curitiba o ano inteiro

Por que Curitiba tem tantos parques?

O primeiro parque de Curitiba – o Passeio Público – foi inaugurado em 1886 e já teve como razão de ser o mesmo que motivou a construção de tantos outros parques da cidade. Explico:

Curitiba é cortada por rios pequenos como o Belém, Ivo, Barigui e Água Verde.  Para evitar inundações e a favelização da cidade, os parques foram surgindo com o passar do tempo e hoje nos enchem de alegria e orgulho.  Não é preciso ir muito longe para encontrar um espaço tranquilo, pertinho da natureza. E não ache que eles só são atrativos para turistas – curitibanos adoram aproveitar esses espaços também! Todos eles são a cara de Curitiba e é difícil escolher um só para conhecer. São mais de 30 parques espalhados pela cidade e cada um tem suas características e histórias. Escolhemos os 9 principais e mais bonitos para você. Veja a seguir:

Listinha básica com 9 principais parques em Curitiba

  1. Bosque João Paulo II
  2. Jardim Botânico
  3. Parque Tanguá
  4. Parque Tingui
  5. Parque Barigui
  6. Bosque Alemão
  7. Parque São Lourenço
  8. Passeio Público
  9. Bosque Zaninelli / Unilive

Siga a leitura e veja detalhes de cada um deles!


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Parques em Curitiba

  • Bosque João Paulo II: central e acolhedor

O Bosque João Paulo II, também conhecido como Bosque do Papa, é um dos principais atrativos turísticos de Curitiba e é uma homenagem aos imigrantes poloneses e ao Papa João Paulo II, que visitou Curitiba em 1980.

Um espaço harmonioso que une tradição e natureza. Aqui você vai encontrar casas típicas polonesas em formato de aldeia – uma delas foi montada no Estádio Couto Pereira durante a missa campal do Papa em Curitiba. As casas foram construídas no final do século XIX, durante a colonização polonesa em Curitiba, e foram remontadas no Bosque.

Você poderá conhecer o mesmo lugar visitado pelo Papa João Paulo II e ver vários móveis e utensílios usados pelos poloneses na época da imigração. Outro destaque do Bosque é o projeto paisagístico de Burle Max que buscou preservar a mata nativa local. Um verdadeiro encanto! Nas pequenas trilhas do Bosque você também vai encontrar uma escultura do Papa e um monumento em homenagem a Nicolau Copérnico.

Para quem gosta de artesanato e lembranças existem boas opções à venda no local. Já para quem gosta de experimentar pratos típicos, perto do Bosque está a casa de chá e confeitaria polonesa Kawiarnia Krakowiak. O Bosque do Papa fica também ao lado do Museu Oscar Niemeyer, outro atrativo bem famoso da cidade. Vale a pena combinar as duas visitas. 

Onde fica? Rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico – Curitiba

Veja detalhes neste vídeo sobre o Bosque João Paulo II: 

  • Jardim Botânico: o mais conhecido

Agora é a vez do Jardim Botânico, o principal cartão postal da cidade! Ele ficou conhecido pela sua estufa de estrutura metálica e pelos belos jardins. Inaugurado em 1991, é o quarto maior Jardim Botânico do país. Na teoria ele não é considerado um parque, e sim uma unidade de conservação. Mas não tem jeito: para turistas e curitibanos o Jardim Botânico é como um parque, queridinho de todos!

O Jardim Botânico é um espaço completo. Perfeito para passear, para tirar belas fotos, para quem gosta de praticar exercícios físicos e até mesmo para um agradável piquenique. O local abriga várias espécies de plantas e é um espaço que encanta pessoas de todas as idades. Quase uma parada obrigatória 🙂

Aqui você também vai poder conhecer o Jardim das Sensações, onde é possível o contato direto com plantas de diferentes texturas e aromas.

Onde fica? Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico – Curitiba

parques em Curitiba
O Jardim Botânico é um famoso cartão postal da cidade. Com nuvens ou céu azul ele encanta a todos com a sua beleza e os lindos jardins! Foto: Special Paraná
  • Tanguá: o parque para o pôr do sol

Mais um lugar emblemático e pode ser considerado um dos mais lindos parques em Curitiba! O Tanguá está localizado em uma área de pedreiras desativadas e foi uma iniciativa de proteger as águas do Rio Barigui. 

Um importante ponto turístico de Curitiba que encanta a todos com sua beleza imponente. Foi inaugurado em 1996 e possui churrasqueiras, um lindo jardim, lagos, uma cachoeira artificial, um túnel que atravessa a antiga pedreira e um incrível mirante. Com certeza você vai passar um tempo bem agradável por aqui. Sem falar no pôr do sol: o final de tarde no Parque Tanguá é de tirar o fôlego! O local conta também com lanchonete e loja de souvenirs.

Onde fica? Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão – Curitiba

parques em Curitiba
O Parque Tanguá é um dos mais lindos da cidade. Foto: Special Paraná

  • Tingui: linear e com o Memorial Ucraniano

Menos visitado, mas também muito interessante, o Parque Tingui tem ciclovias, muitas áreas verdes e o Rio Barigui. Lá está também o Memorial Ucraniano. O local é uma homenagem aos imigrantes e abriga uma réplica da igreja ortodoxa, originalmente construída em Mallet-PR.

Algumas curiosidades: assim como o Tanguá, o parque foi projetado para proteger as águas do Rio Barigui. No Memorial você vai encontrar exposições sobre a Ucrânia e também sobre as “pysankas” (pessâncas), que são belíssimos ovos ucranianos decorados.

O espaço é perfeito para um bom piquenique e para caminhadas tranquilas! Observe na entrada do parque a estátua do Cacique Tindiquera – segundo a lenda, ele indicou o local onde começaria Curitiba. 

Onde fica? Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho – Curitiba

Veja como é o Parque Tingui em nosso vídeo:

 

  • Parque Barigui: esportes e lazer

Chegou a hora de apresentar o Parque Barigui! Ele é super democrático – a “praia dos curitibanos”! É um ponto de encontro para fins de semana ensolarados, mas também acolhe bem quem gosta de correr, caminhar, andar de bicicleta, skate ou patins. Dá também para estender a toalha e fazer um piquenique, tomar uma cervejinha em um dos quiosques do parque, ou até mesmo aproveitar as churrasqueiras do parque.

Você pode ir sozinho, com a família, com as crianças ou em casal. O parque oferece uma ótima estrutura com diversas atrações, além do contato com a natureza. Para quem gosta de museus, na frente do Barigui está o Museu do Automóvel de Curitiba. Vale a pena visitar também! 

As famosas capivaras adoram o Parque Barigui! Com um pouco de sorte, você poderá observá-las calmamente – mas atenção, não se aproxime. 

Onde fica? Av. Cândido Hartmann, s/n – Bigorrilho – Curitiba

Veja como é o Parque Barigui em nosso vídeo: 

 

  • Bosque Alemão: perfeito para ir com crianças

O próximo da lista é o Bosque Alemão – um memorial em homenagem à cultura e às tradições alemãs, além de ser um belíssimo e diferente bosque de Curitiba. Entre muitas atrações, além da área de mata nativa, o Bosque possui a trilha João e Maria, onde é possível acompanhar a clássica história em quadros de azulejo.

No meio da trilha fica a biblioteca infantil conhecida como “Casa da Bruxa”, em que personagens como bruxas e fadas fazem a leitura de histórias infantis na “Hora do Conto”. Já na parte alta do bosque está a Torre dos Filósofos, um belo mirante, e o “Deutsche Ecke”, com deliciosos lanches e especialidades alemãs. A dica é começar o passeio na parte alta do parque! 

Onde fica? Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho – Curitiba

Assista ao vídeo sobre o Bosque Alemão e veja mais detalhes:

 

  • Parque São Lourenço: pequeno e fácil de visitar

Um dos meus mais queridos é o Parque São Lourenço. É uma ótima pedida para todos os gostos e idades, pois não é tão grande (são 1800 m de pista de caminhada). Antigamente funcionava uma fábrica no local – ainda é possível ver a sua chaminé! Hoje o parque é um local para esportes, cultura e lazer, com pista para caminhadas, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e até mesmo uma pista de rolimã.

No Parque São Lourenço estão também o Centro de Criatividade de Curitiba e o Teatro Cleon Jacques. Ambos espaços estão atualmente em reformas (abril/2020) e devem reabrir ainda neste ano.

O São Lourenço também terá em breve um Jardim de Esculturas com obras de João Turim. O parque está pertinho da Ópera de Arame!

Ideal para levar as crianças, brincar com os pets, para andar de bike, apreciar a natureza e curtir bons momentos! Um piquenique cai bem aqui também ou quem sabe um churrasco nas churrasqueiras do parque.

Onde fica? Rua José Brusamolin, s/n – São Lourenço – Curitiba

Parques em Curitiba
Parque São Lourenço é uma opção bacana para vários momentos! Foto: Special Paraná

 

  • Passeio Público: o mais tradicional

Agora vamos ao mais tradicionai de todos! O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e é o primeiro zoológico da cidade. Localizado no centro de Curitiba é um espaço de lazer com pista de caminhada e pedalinhos.

O Passeio Público foi inaugurado em 1886 e foi criado para drenar um pântano e evitar enchentes! Outra curiosidade: um dos portões do parque é semelhante ao Cemitério de Cães de Paris. Hoje recebe um público de todas as idades e podemos dizer que o Passeio Público acompanhou o crescimento de Curitiba. Um espaço bonito, com muita vegetação e história.

Dica: aproveite também para visitar o Cine Passeio, que fica bem pertinho e é um dos mais novos espaços culturais de Curitiba.

Onde fica? Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro – Curitiba

parques em Curitiba Passeio Público
Portal do Passeio Público no centro de Curitiba. Foto: Special Paraná
  • Bosque Zaninelli (Unilivre): escondidinho e lindo

E por último, chegou a hora da Unilivre! Não é um dos lugares mais conhecidos, mas vale a visita! Com uma arquitetura interessante e sustentável, esse bosque está cercado de mata nativa e no meio dele está uma pedreira desativada.

Toda a estrutura foi construída com material reaproveitado. A Unilivre foi fundada em 1991 e atualmente o espaço abriga atividades que visam a educação ambiental, realização de pesquisas, estudos e projetos da área. Há também um pequeno palco em frente ao lindo lago que compõe a beleza desse lugar encantador de Curitiba.

Uma da lendas urbanas de Curitiba morava nesta região – o famoso Pirata Zulmiro. Curioso? Temos um artigo bem completo no blog.

Onde fica? Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho – Curitiba

Quer ver como é este lugar incrível em Curitiba? A gente mostra no vídeo abaixo:


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Passeios em Curitiba para conhecer os parques da cidade:

Bom, se você é como a gente e já gostou de todos, antes mesmo de chegar aqui, nós temos algumas soluções. 

Nós da Special Paraná temos vários passeios para quem quer conhecer os principais pontos turísticos, inclusive alguns parques em Curitiba. Nossos roteiros são privativos, ou seja, o passeio é exclusivo para você, acontece no seu ritmo, com flexibilidade de horário e com o conforto e segurança que você merece. Além disso, um guia de turismo vai acompanhar o passeio e dar várias informações bacanas sobre os lugares visitados.

City Tour de 4 horas: essa é a opção mais clássica para os turistas. É um passeio de aproximadamente 4 horas (se preferir existe a opção de dia inteiro) e você vai ter a oportunidade de conhecer alguns parques em Curitiba e outros atrativos. Como é um passeio privativo o roteiro pode ser personalizado. Você pode conversar com nossa equipe sobre isso 🙂

City Tour com Cervejaria Artesanal: nesse passeio você irá conhecer o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque João Paulo II e o Bosque Alemão. Depois o passeio continua em Santa Felicidade para uma visita guiada na cervejaria Gauden.

City Tour com Ensaio Fotográfico: você já viu que os parques em Curitiba são lindos. Já imaginou eles como cenários de suas fotos? Essa opção de city tour permite que você conheça os atrativos turísticos e ainda leve fotos incríveis da viagem, feitas por uma fotógrafa profissional. Confira fotos de alguns clientes que já fizeram esse passeio! Ah, tem também a opção do passeio de dia inteiro… 

Bosque do Papa.
Já imaginou o seu passeio no Bosque do Papa registrado assim?
parques em Curitiba
Leve fotos incríveis da sua viagem!
parques em Curitiba
O Parque Tanguá é um cenário lindo, né?
21167894_1562540947125962_3141700350283189568_o (1)
Foto clássica no Jardim Botânico!
21200934_1562537960459594_6853478734894013371_o
O Bosque Alemão é perfeito para um ensaio.

City Tour com Piquenique: sem dúvidas um passeio diferenciado que vai deixar a sua experiência por aqui ainda mais especial! Muitos parques em Curitiba são perfeitos para um piquenique. Nesse passeio você irá conhecer mais de 10 atrativos turísticos (incluindo alguns parques) e terá um tempinho para um lanche especial em um parque da cidade.

parques em Curitiba
Que tal uma pausa para um delicioso picnic? Fotos do artigo: Special Paraná

Curitiba à noite: alguns parques em Curitiba ficam iluminados à noite. Aqui você vai fazer uma visita noturna em alguns pontos da cidade onde a iluminação é interessante, como o Parque Tanguá. O passeio inclui visita à uma adega para experimentar vinhos coloniais e um jantar no emblemático bairro italiano de Santa Felicidade! 

City Tour e Passeio de Trem: se você está com pouco tempo, mas quer aproveitar os principais passeios, essa opção é ideal. O pacote inclui um City Tour por Curitiba, viagem para Morretes e retorno para Curitiba com o famoso passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense.

Ficou na dúvida sobre qual passeio escolher?

Temos uma equipe nota 10 que está preparada para dar o suporte necessário e deixar a sua viagem inesquecível. É só entrar em contato conosco no WhatsApp: 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Além da equipe que fica no escritório e cuida dos bastidores da sua viagem, nós temos uma equipe de guias de turismo nota 10! São profissionais experientes, verdadeiros embaixadores de Curitiba! Conheça alguns deles neste vídeo:

(

Encontre outras dicas baixando nosso Guia gratuito de Curitiba – lá  também estará uma lista de parques!

Guia gratuito sobre Curitiba
Baixe e tenha dicas da cidade na sua mão!
Open chat