Esse ano [2015] acontece em Curitiba o Natal dos Natais. Isso porque há 25 anos o espetáculo de Natal do HSBC no Palácio Avenida encanta milhares de pessoas, desde a sua primeira apresentação. Como curitibana, tenho um carinho especial por esse evento. É lindo ver um pedaço do Calçadão da XV mais iluminado todos os anos. Mas nessa edição, eu pude ter a certeza que a magia do Natal vai além das apresentações de final de ano. Muita coisa acontece por de trás das janelas desse importante prédio histórico.

Essa é a Luana, de 9 anos, uma das crianças que participou do coral nessa edição. É a primeira vez que ela canta na janela do Palácio Avenida e afirmou não estar com medo! Só muito feliz de fazer parte de um evento tão importante e ter a chance de cantar para tanta gente, afinal, desde a apresentação de 1990 até hoje, milhões de pessoas, entre curitibanos e turistas, já se emocionaram com o coral. A Juliana foi o seu anjo, que a acompanhou durante os ensaios e apresentações. É a primeira vez que ela também participa do projeto voluntário e gostou muito de poder conhecer e passar esse tempo com a Luana.

coral-natal-hsbc
Luana com seu anjo Juliana! Foi o primeiro ano das duas na apresentação do Palácio Avenida desse ano. Foto: Caroline Kwasnicki

Se para mim que fiquei pouco tempo no teatro, antes do espetáculo começar, já foi tão especial e bonito de ver todas aquelas crianças reunidas, felizes e cantando, posso imaginar para os voluntários e colaboradores, que fizeram a magia do Natal acontecer por lá todos esses anos. O Coral de Natal faz parte do Programa HSBC Educação e nesse ano, crianças do “Projeto Coral” da rede municipal de ensino de Curitiba também puderam participar.

Na estreia do dia 27 de novembro fui conhecer os bastidores. As crianças, voluntários e colaboradores ficam reunidos no teatro do HSBC um tempo antes do espetáculo começar. Um momento importante para as crianças cantarem e treinarem as músicas que serão apresentadas, e também um tempinho para relaxar, já que a maioria delas ficam ansiosas e querem logo subir para os seus lugares nas janelas – mas a diversão e a organização são garantidas!

coral-de-natal-palácio-avenida
Minutos antes das crianças irem para as janelas, elas cantam e relaxam no Teatro do HSBC! Foto: Caroline Kwasnicki

Descobri também que o Programa HSBC Educação vai além do Coral de Natal. O programa beneficia 400 crianças e adolescentes de projetos sociais e casas lares de Curitiba e região metropolitana durante o ano todo. Assim, participar do Coral é uma maneira também de reforçar a auto-estima delas. Linko Ishibashi, superintendente executiva de sustentabilidade do HSBC e diretora do Instituto HSBC Solidariedade, contou que as crianças recebem também reforço escolar, educação musical, formação para iniciação no mercado de trabalho, plano de saúde e atendimento psicossocial. Ela já foi anjo por três anos e na sexta-feira estava acompanhando os bastidores, mas é a essência de todo o programa que dá energia para continuar participando. E realmente, ver todas essas crianças lá, sabendo que elas estão sendo cuidadas de alguma forma, deixa o coração da gente feliz!

Bastidores de luz

Nos bastidores, a Dulce Primo, diretora musical e maestrina do coral, é quem cuida dos ensaios antes das crianças irem para as janelas. Ela passa as músicas que serão apresentadas e todos podem cantar juntos. Minutos antes das crianças e anjos subirem para seus postos nas janelas, eles procuram acalmá-las ao máximo, deixando a energia para a hora do espetáculo, afinal são 45 minutos de apresentação! Pela primeira vez, além do coral, o espetáculo contará com uma orquestra de cordas com as crianças tocando os instrumentos musicais. É um cenário completo de vozes, sons, cores e luzes. Em 2015, o Coral de Natal do HSBC acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro e nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de dezembro, às 20h15.

natal-curitiba-palácio-avenida
Noite de estreia do Coral de Natal do HSBC 2015! Foto: Caroline Kwasnicki

E muita coisa não seria possível sem os anjos! Os Anjos de Natal são mais de 200 colaboradores do HSBC e familiares que foram selecionados para participar como voluntários e acompanhar as crianças e adolescentes nos ensaios e nas apresentações. Eles procuram zelar pelo bem-estar físico, psicológico e emocional dos participante o tempo todo, inclusive após os espetáculos. Os voluntários são treinados por especialistas em desenvolvimentos infantil para que o relacionamento e a convivência que eles tenham com as crianças seja o melhor possível.

palácio-avenida-hsbc
A Dulce coordenando os ensaios enquanto as crianças descansam com seus anjos antes das apresentações! Foto: Caroline Kwasnicki

São os anjos também que ajudam a colocar o figurino, o cinto de segurança e os adereços utilizados durante o espetáculo. Eles ficam ligados um ao outro por cordas de segurança, para evitar qualquer acidente. Ao final da apresentação, os anjos também aparecem nas janelas, junto com as crianças! E agora você sabe como eles são importantes, não é mesmo?

coral-de-natal-no-palácio-avenida
Minutos antes de começar o espetáculo, pose para a foto! Foto: Caroline Kwasnicki

Falando em figurinos, a maioria deles foi confeccionado com material reciclável! Os bailarinos usaram 10 figurinos e as crianças nas janelas e no palco 5, além das 12 trocas de adereços. Além disso, todas as luzes usadas no espetáculo têm a tecnologia LED. Tudo isso reforça o compromisso do projeto com a sustentabilidade.

janelas-palácio-avenida
Anjos preparando os figurinos e adereços para a hora do espetáculo. Foto: Caroline Kwasnicki

Legal saber de tudo isso né? Agora você pode ver as apresentações com outros olhos, sabendo que por de trás das janelas a magia do Natal também acontece! O Coral de Natal do Palácio Avenida é uma apresentação gratuita e para quem assiste do Calçadão da XV nós aconselhamos chegar um pouco antes do horário, pois costuma ficar bem lotado. Nós da Special Paraná, pelo quarto ano seguido, oferecemos para curitibanos e turistas um espaço especial para ver o espetáculo. É o Petiscos com Vista para o Palácio Avenida, com vista privilegiada para o palco, cadeiras, banheiros, pratos doces e salgados.

Vale lembrar que a apresentação do coral no Palácio Avenida foi uma iniciativa do Bamerindus, há 25 anos atrás. Depois que o HSBC comprou o banco, as apresentações continuaram, e esse foi o último ano que o HSBC assumiu o projeto, já que recentemente ele foi vendido para o Bradesco. Nós da Special, e acredito que muitos curitibanos e turistas, ficamos na torcida para que não só as apresentações de Natal continuem, mas também o cuidado que essas crianças e adolescentes recebem o ano todo.

programação-natal-em-curitiba-2015
As apresentações do Coral no Palácio Avenida de 2015 estão cheias de cores! Foto: Caroline Kwasnicki
natal-curitiba-2015
Foto: Caroline Kwasnicki

 

Confira também o artigo sobre esta e outras atrações do Natal de Curitiba.

Está pensando em vir para Curitiba em novembro ou dezembro? Conte conosco para agendar seus passeios. É um das épocas mais movimentadas do ano e tudo lota com bastante antecedência.


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

Fotos e texto: Caroline Kwasnicki, Marketing da Special Paraná desde 2012. Formada em Comunicação Institucional pela UTFPR e pós-graduanda em Marketing na Universidade Positivo de Curitiba. Fotógrafa no tempo livre, acredita que viajar para conhecer lugares novos é a melhor maneira de crescer e entender o mundo – mas sempre volta para Curitiba!

Open chat