Curitiba oferece uma programação rica e variada em diversos locais, e no Centro Histórico, uma das regiões mais antigas da cidade, não poderia ser diferente. O Setor Histórico reúne museus, galerias, espaços culturais, além de igrejas e casarões preservados que ressaltam a beleza da região, que se concentra em boa parte no bairro São Francisco – um dos bairros mais atrativos e visitados de Curitiba.

O Centro Histórico é muito democrático! Não se intimide e programe sua visita nesta área tão central da cidade. O cenário do Centro Histórico de Curitiba é composto por uma mistura harmônica entre o antigo e o moderno, o que torna a região ainda mais interessante.

O que você vai encontrar aqui:

  • Alguns lugares icônicos com fotos e vídeos do Centro Histórico de Curitiba
  • A famosa Feira do Largo da Ordem
  • Dicas de passeios guiados na região que incluem o Centro Histórico de Curitiba
  • Bares, restaurantes e lugares imperdíveis no Centro Histórico de Curitiba

 

centro-histórico-curitiba
Ao fundo o “Cavalo Babão” e o Palácio Garibaldi: dois ícones do Centro Histórico.


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

O que ver no Centro Histórico de Curitiba? 

Catedral

O nome oficial é Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Está exatamente no local onde os primeiros colonizadores construíram uma capela em 1668, foi sendo alterada e ampliada com o passar do tempo, até chegar à construção atual, que data de 1893. O projeto tem linhas góticas e foi recentemente restaurada. Vale a pena visitar seu interior e ver uma estátua em tamanho real do Papa João Paulo II e também um poço que foi descoberto na última restauração e que hoje está fechado por um tampo de vidro.

centro histórico de Curitiba - Catedral
Interior da Catedral. Foto: Special Paraná

Praça Tiradentes

Segundo a lenda, o cacique Tindiquera trouxe os colonizadores portugueses para a região onde está a Praça Tiradentes indicando que ali seria um local adequado para se estabelecerem, pois ali havia muito pinhão. Curitiba significa “muito pinhão”! Fato é que a capela foi construída ali e a cidade se desenvolveu ao redor da praça. Ela foi recentemente restaurada e descobriu-se o antigo calçamento, que hoje pode ser feito no centro da praça, protegido por vidros. A Praça Tiradentes é considerada também o marco zero da cidade.

Vale a pena também olhar com atenção as estátuas da praça. Você verá o Marechal Deodoro e o Floriano (dois primeiros presidentes do Brasil), uma estátua em tamanho real de Getúlio Vargas e uma de Tiradentes. A Praça Tiradentes é local de saída da Linha Turismo.

centro histórico de curitiba- Praça Tiradentes
Parte do antigo calçamento da Praça pode ser visto. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Paço da Liberdade

Inaugurado em 1916, era a sede da antiga prefeitura de Curitiba, e, atualmente, o prédio abriga exposições, salas para diversos eventos culturais e é administrado pelo SESC. Antes de ser prefeitura, aqui era o mercado municipal de Curitiba. Você poderá ver uma parte do antigo piso visível que foi encontrado e preservado durante o restauro.

O Paço da Liberdde é também único monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Se estiver aberto, vale a pena fazer uma parada no Café do Paço, que fica no térreo. O chocolate quente deles é fantástico – daqueles para comer com colherinha!

Confira o vídeo deste local icônico do Centro Histórico de Curitiba:

Rua São Francisco

Se você quer imaginar como eram as ruas de Curitiba até a década de 1960, é interessante passar pela Rua São Francisco. Estreita, com calçamento de paralelepípedos, vive atualmente uma grande mudança. Anteriormente, era considerada um local perigoso da cidade, mas a rua passou por uma revitalização e vários restaurantes e bares novos se instalaram nela. Há lugares clássicos como o Restaurante São Francisco, no mesmo local desde a década de 1950 e outros muito conhecidos como o Nonna Giovanna, Mikado e Jockers. Só recomendamos ir a este local até às 21h, já que após este horário o perfil da rua muda e pode ficar perigoso.

Igreja da Ordem

A igreja dá nome à toda a região de pedestres no Centro Histórico de Curitiba. Normalmente chamamos esta área de Largo da Ordem! de linha simples com arquitetura típica colonial, a simpática Igreja da Ordem é a construção mais antiga ainda preservada de Curitiba, construída em 1737.

Suas linhas arquitetônicas estão praticamente iguais desde então. Anexo à ela você poderá visitar o Museu de Arte Sacra. Em frente à ela está o antigo bebedouro que facilitava a vida de quem vinha com carroça ou à cavalo para o centro de Curitiba antigamente.

igreja-da-ordem-curitiba - centro histórico de curitiba
Construção mais antiga preservada de Curitiba. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Igreja do Rosário

Construída pelos escravizados da cidade em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, é hoje uma das construções mais bonitas do centro histórico de Curitiba. Durante a construção da catedral atual, os fiéis usavam a Igreja do Rosário para suas missas. A fachada atual é de 1946 e substituiu uma mais simples, de estilo colonial.

Igreja do Rosário ao fundo.
Igreja do Rosário ao fundo.

Solar do Rosário

O belo casarão particular está localizado ao lado da Igreja do Rosário e foi sede do Instituto Goethe por muito tempo. Hoje você encontrará ali um espaço multi-uso: galeria de arte, restaurante com almoço e café colonial, cursos, livraria e um simpático café com mesas internas e externas.

centro histrórico de curitiba - solar do rosário
O Solar do Rosário abriga vários espaços diferentes. Foto: Special Paraná

Sociedade Garibaldi

A imponente construção amarela é a sede da Sociedade Beneficente Garibaldi, fundada pelos imigrantes italianos em 1883. A fachada é uma réplica da prefeitura de Roma.

O local sedia hoje eventos e pode ser usado para um almoço ou café colonial mediante reserva e para um grupo mínimo de 15 pessoas.

centro histórico de Curitiba - Palácio Garibaldi
O Palácio Garibaldi é imponente. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Belvedere e Ruínas de São Francisco

Na parte mais alta do centro histórico, você encontrará as Ruínas de São Francisco, local cercado de lendas. Ali deveria ser construída a Igreja de São Francisco, que nunca foi totalmente concluída e teve sua pedras usadas na catedral.

O anfiteatro ao ar-livre é palco frequente de shows aos domingos pela manhã. Na galeria você encontrará antiquários. O Belvedere hoje abriga um café no térreo e a sede da Academia Paranaense de Letras no andar superior. Foi construído para ser um observatório e também foi sede de uma rádio muito popular por décadas, a PRB2.

centro histórico de Curitiba - ruínas de São Francisco
As Ruínas de São Francisco. Foto: Special Paraná

Museu Paranaense

Com um acervo com mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, armas, documentos, mapas, fotos, filmes, moedas entre outros grandes acervos, o Museu Paranaense foi inaugurado em 1876, e desde sua inauguração ocupou seis sedes, até chegar à atual, no Palácio São Francisco, antiga residência da família Garmatter.

Atualmente, além das exposições, desenvolve estudos nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História.

Assista ao vídeo sobre o museu aqui – é só 1 minuto:

Memorial de Curitiba

Localizado no Largo da Ordem, o Memorial é um espaço destinado para diversas atividades culturais e eventos. Inaugurado em 1996, apresenta um projeto arquitetônico inspirado no pinheiro paranaense, e suas instalações contam com salas de exposições, um auditório e uma praça interna para grandes eventos. É um importante centro cultural de Curitiba que se destaca no setor histórico da cidade.

memorial-curitiba - centro histórico de curitiba
Painel dentro no Memorial. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

A famosa Feira do Largo da Ordem

Nós chamamos de “feirinha”, mas ela deixou de ser pequena há muito tempo. A cada domingo pela manhã, das 9h às 13h centenas de artesãos se espalham pelo Centro Histórico de Curitiba. A feira de estende da Rua São Francisco à partir da Rua Barão do Serro Azul até a Rua Kellers na parte mais alta da região.

Você encontrará barracas com roupas, brinquedos, sapatos, móveis, objetos de decoração, bijuterias, comidinhas e muito mais. Vale a pena experimentar o Pierogui  – massa de batata típica dos poloneses!  Uma dica é aproveitar para conhecer a Mesquita. Ela abre a visitantes aos domingos de manhã.

A feira também tem um site com os contatos dos feirantes.

Que tal assistir a um vídeo curtinho sobre a feira? 

Passeios guiados para conhecer o Centro Histórico de Curitiba 

Caminhando por Curitiba

A melhor maneira de conhecer o Centro Histórico é caminhando! Por isso, recomendamos para você o passeio Caminhando por Curitiba. O tour é ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Curitiba visitando os principais pontos turísticos do centro. Durante o passeio, nosso guia de turismo contará histórias da cidade com o apoio de fotos antigas em um material preparado exclusivamente para esse roteiro. Esse Walking Tour já foi tema de uma reportagem no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios!

centro-histórico-curitiba
Ficou curioso para saber onde essa foto foi tirada? Reserve já seu passeio e descubra!


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

City tour de Dia Inteiro 

Se você quiser conhecer também outros atrativos turísticos da cidade recomendamos o City tour de Dia Inteiro. O passeio começa com uma breve caminhada no Centro Histórico e depois continua pelos lugares mais bacanas de Curitiba. Tudo com conforto e segurança para você aproveitar ao máximo!

Centro histórico de Curitiba - UFPR
O imponente edifício histórico da UFPR. Foto: Special Paraná

City Tour com Ensaio Fotográfico 

Uma opção bem divertida e diferente é o City Tour com Ensaio Fotográfico. Leve registros incríveis da sua viagem feitos por um fotógrafo profissional!

O Centro Histórico reúne lugares lindíssimos como fundo para as fotos. Ficou curioso(a)? Saiba mais aqui!

centro-histórico-curitiba
O centro histórico é o cenário perfeito para as suas fotos!

 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Onde comer e se divertir?

Bar do Alemão – tradicional bar da região tornou-se uma referência da boemia curitibana. Possui preservados os móveis da época da inauguração, deixando a arquitetura do local ainda mais interessante. O nome oficial é Schwarzwald Bar do Alemão, e além do famoso submarino, (mistura de chopp com uma dose de steinhäger), oferece pratos típicos alemães e diversos petiscos. Dica: cliente Special Paraná tem vantagem por lá! Onde fica? Rua Claudino dos Santos, 63 | (41) 3223-2585 – bem ao lado do Memorial de Curitiba

centro-histórico-bar-do-alemão

Jokers Pub – como o próprio nome define, é um espaço coringa da cidade, com uma programação variada. Há mais de 10 anos, o bar é também restaurante e casa de shows de estilos musicais que variam do rock ao samba. O Jokers está situado em um casarão do começo do século passado na Rua São Francisco.  Além da eclética programação, oferece algumas promoções para seus clientes e um cardápio variado, incluindo até, opções para almoço.  Onde fica? Rua São Francisco, 164 | (41) 3324-2351.

Quintal do Monge – para quem gosta de chopes artesanais, este é um excelente endereço, bem ao lado da Igreja da Ordem. Há sempre vários marcas de cervejas artesanais da região e de outras cervejarias, petiscos e pratos variados. São dois ambientes: um externo e outro interno. Vale a pena conhecer. Onde fica? Rua Claudino dos Santos, 24 | (41) 3232 5679. Bem ao lado da Igreja da Ordem

Oriente Árabe – este simpático restaurante árabe está em um local estratégico, com vista para a Praça Garibaldi e o Largo da Ordem. Tem mesas externas e outras na área interna, dividida em diferentes ambientes tranquilos. Serve pratos árabes deliciosos e tem promoções durante o almoço durante a semana. Dica: cliente Special Paraná tem desconto por lá! Mais informações sobre essa e outras vantagens de ser nosso cliente, clique aqui.  Rua Kellers, 95 | (41) 3224-2061.

oriente-árabe-curitiba-desconto

Nonna Giovanna – restaurante muito tradicional do Centro Histórico, famoso pelos pratos bife ou frango a parmegiana e a lasanha a bolonhesa, com o sabor de refeição caseira. Onde fica? Rua São Francisco, 134 | (41) 3022-4653 ou 3152-4600.

Restaurante Nonna Giovanna
O frango a parmegiana é um dos pratos mais pedidos! Foto: divulgação


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

* Aconselhamos confirmar com os estabelecimentos os dias e horários de funcionamento antes de ir – veja também se aceitam reservas. 

Open chat